Eco Garopaba

NOSSA HISTÓRIA

Tudo começou em 2007, quando o surfista brasileiro Jairo morava da Ilha de Oahu no Hawaii. Incomodado com a questão do lixo nos oceanos, resolveu criar uma prancha feita de material reciclado para chamar atenção sobre a necessidade de preservação dos oceanos e das praias. Foi lá que ele desenvolveu o primeiro modelo de Prancha de Surf utilizando garrafas pets recicladas. A prancha foi muito bem aceita pela comunidade local do North Shore da Ilha de Oahu e Jairo percebeu que estava no caminho certo.

De volta ao Brasil em 2011, Jairo conheceu a Carol! E contou a ela sobre a prancha que havia inventado. Logo estavam juntando garrafas pelas ruas para a primeira versão da prancha aqui no Brasil!

O surfe e a vontade de cuidar do meio ambiente uniu o casal em se engajar em ações ligadas ao meio ambiente, sustentabilidade, inclusão social e ao esporte.

Em 2012 percorreram todo o litoral sul e sudeste do Brasil levando a “Prancha Ecológica” - como foi batizada a prancha de surf feita com garrafas pets retiradas da natureza. A prancha ajudava o Jairo e a Carol levar mensagens de preservação, educação ambiental, reciclagem e ao mesmo tempo permitindo o acesso ao esporte.

De volta a Garopaba, em 2013 fundaram a ECO GAROPABA, associação sem fins lucrativos, engajada em assuntos ligados a preservação do meio ambiente, ao esporte e inclusão social.
De lá para cá o Jairo e a Carol percorreram 14 estados do Brasil, já conversaram com milhares de crianças e adolescentes. Centenas de palestras e oficinas.

Realizaram apresentações junto a eventos ligados ao esporte e ao meio ambiente. Adaptaram a Prancha Ecológica para deficientes físicos. Inúmeras limpezas de praias e oceanos. Formaram dezenas de multiplicadores. E já sabemos que o Prancha Ecológica já está em mais de 9 países! E queremos levar esse projeto para todos os cantos do planeta!

QUEM SOMOS

O Jairo, o super herói! Acostumado com ondas grandes, trabalho duro e paixão por tudo que faz, criou a prancha construída de garrafas pets e outros “brinquedos” utilizando material do lixo que estava jogado na natureza.

A Carol, a sonhadora! Mulher guerreira e de muita fé, engajada em causas sociais. Apaixonada pelas ondas quer levar o esporte a todos. Defensora da natureza, em manter limpas as praias e juntar pessoas para fazerem o bem!

O lema é: Um por Todos e Todos por um Mundo Melhor.
A Associação hoje conta com uma equipe multidisciplinar de voluntários com vontade de fazer um mundo melhor!

SEDE

Com o apoio do Governo do Estado de SC junto a Fapesc, Sebrae e BNDS no Programa Economia Verde Solidária, e com a parceria com o Gaia Village, conseguimos construir a Sede da ECO GAROPABA em frente a Barra da Lagoa para poderem realizar oficinas e a vivencia com as crianças. Sede a qual já foi reconhecida pelo município de Garopaba como ponto Turístico.

MISSÃO

Nossa missão é conscientizar as pessoas da necessidade de preservação do meio ambiente, da correta destinação dos resíduos, da redução na produção diária de lixo, da reutilização de materiais e da reciclagem. E ainda incentivando o esporte e a inclusão social através do surfe.

NOSSAS AÇÕES

PALESTRAS

As palestras com foco educativo, o Jairo e a Carol conversam sobre reciclagem, compostagem, separação de resíduos, preservação do meio ambiente e incentivam os participantes a reciclarem seu lixo e desenvolverem brinquedos utilizado a criatividade e material reciclado. E ainda falam sobre o surf e como o esporte pode mudar vidas!

OFICINAS

Nas oficinas os participantes confeccionam a prancha junto com os instrutores e, sempre que possível, testam os equipamentos buscando incentivar a prática do esporte, da qualidade de vida e da reciclagem.

FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES

O projeto realiza formação de multiplicadores buscando ampliar o repertório educacional dos esportes nas escolas e promover a conscientização ecológica.

PELO MUNDO

O projeto tornou-se internacionalmente conhecido com os professores Niel e Renata - multiplicadores deste projeto - que foram escolhidos em um concurso da Bond University e da prefeitura de Gold Coast na Austrália, para difundir o projeto no outro lado do mundo. Ainda temos histórias vindas do Peru, Itália e diversos lugares de pessoas que construíram suas próprias pranchas e se divertem por aí!

LIMPEZA DE PRAIAS

Realizamos e a limpeza de praias, oceanos e rios.

INCLUSÃO SOCIAL

Preocupado com inclusão social, Jairo confeccionou uma prancha adaptada para cadeirantes. Assim eles podem experimentar o prazer de remar em um SUP através deste equipamento.

Realizam ações frequentes com a Assistência Social de Garopaba e de municípios próximos.
São parceiros da APAE de Garopaba, realizando ações em conjunto para o benefício das pessoas assistidas pela entidade.